terça-feira, 24 de novembro de 2009

Lula desencadeou milagre econômico, diz revista alemã

Uma reportagem da revista alemã Der Spiegel, publicada em seu site nesta terça-feira, aponta o presidente Luiz Inácio Lula da Silva como desencadeador de um "milagre econômico" no Brasil. Apesar das dificuldades, a publicação diz que o País é visto como uma história de sucesso e que Lula é reverenciado como uma estrela pelo povo.

A revista alemã retrata uma passagem do presidente brasileiro pela cidade de Barra (BA) onde ele acompanhou obras do projeto de transposição do rio São Francisco. Segundo a Der Spiegel, Lula é visto como "pai dos pobres" e uniu pela primeira vez as duas partes do Brasil apelidado de "Belíndia", expressão criada para descrever um país que tinha a riqueza da Bélgica e a pobreza da Índia.

A publicação também cita que o País, ao contrário do previsto por analistas, se tornou a estrela da sigla Bric, criada para designar o grupo de países formado por Brasil, Rússia, Índia e China, destacando a previsão de crescimento acima de 5% em 2010. A reportagem também destaca as descobertas de petróleo no pré-sal, a estabilidade do sistema financeiro brasileiro na crise e o papel do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) como apoio para a consolidação do setor privado por meio de fusões e aquisições.

No entanto, a revista alerta para os problemas de infraestrutura do Brasil. "O massivo blecaute que deixou sem energia grandes partes do País duas semanas atrás não foi um sinal de que o governo poderia ter mordido mais do que podia mastigar?", apontou um trecho da reportagem.

No entanto, a Der Spiegel ressalta que a modernização da infraestrutura está caminhando, apesar de ser vagarosa. "Bilhões de investimentos em portos, construção de rodovias e no setor energético existem apenas no papel, com sua implementação dificultada por burocracia kafkiana e Judiciário lento", disse a revista.

Fonte: Invertia

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são moderados. Os que contenham ofensas ou que não tenham relação com a postagem poderão ser excluídos.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO