segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Nassif: O sistema operacional do Google

Por Wilson Azevedo


Esta semana Google soltou o código-fonte do seu sistema operacional, antes chamado de “Chrome OS” e hoje chamado de Chromium OS.

Quem quiser experimentar o Chromium OS, aqui vai um tutorial para criar uma máquina VirtualBox com o sistema instalado.

-
http://eschuch.blogspot.com/2009/11/baixando-e-executando-o-google-chrome.html

Uma outra alternativa é ter um pendrive com o Chromium instalado para inicializar pela USB:

-
http://carbon.hexxeh.net/chromiumos

O projeto ainda está em fase inicial, mas já mostra a proposta básica: um sistema operacional para a computação da próxima década.

Os sistemas que temos hoje foram pensados para um padrão de computação dos anos 80.

Nesta primeira década deste terceiro milênio começamos a mudar de paradigma de computação, usando cada vez mais recursos da chamada “web 2.0″ e da chamada “computação em nuvens”.

Sistemas operacionais foram concebidos até aqui para uso de processamento local e armazenamento local. Porém cresce cada vez mais o uso de processamento remoto e armazenagem remota. Isto fez do browser o programa de longe mais usado num computador pessoal, e isto desde os anos 90. Tanto que hoje, em casa ou no trabalho, inicializamos o computador e abrimos imediatamente o browser, pois quase sempre temos coisas a fazer na web e quase nada a fazer localmente apenas no nosso computador. No fundo o que na prática foi acontecendo ao longo dos anos foi que o browser se tornou a principal interface com o usuário. Na maioria das vezes o desktop, metáfora prevalente na computação dos anos 90, fica escondido e chegamos ao cúmulo de, em 99,9% das situações de uso, nem mais vê-lo depois que iniciamos o sistema e abrimos o browser.

Pois o que fez Google? Montou um sistema operacional que em lugar do desktop tem o browser como interface com o usuário. Com isto o sistema ficou mais leve e mais rapido: entre apertar o botao de ligar e aparecer o browser para comecar a navegar na Internet levou 7 segundos num netbook. E os desenvolvedores do Chromium acham que, quando sair a primeira versao em 2010, pode levar ainda menos tempo…

Vale a pena prestar atenção neste sistema.

Alguns vídeos sobre o Chromium OS:

-
http://www.youtube.com/watch?v=0QRO3gKj3qw

-
http://www.youtube.com/watch?v=mTFfl7AjNfI

Fonte: Luis Nassif Online


0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são moderados. Os que contenham ofensas ou que não tenham relação com a postagem poderão ser excluídos.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO