sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Blogosfera precisa refletir

Por Eduardo Guimarães

A internet já supera jornais como fonte de informação também no Brasil. A onda começou nos EUA e chegou até nós. Nesse processo, muitos blogs já superam jornais de menor tiragem. É um poder que está sendo concedido pela tecnologia a cidadãos comuns e, como tudo na vida, o bônus vem acompanhado do ônus.

Boa parte dos blogueiros (na qual me incluo, confesso), via de regra escreve “a quente”, ou seja, movida por sentimentos momentâneos que nos levam a, freqüentemente, fazermos postagens irrefletidas contendo críticas pesadas a pessoas físicas e jurídicas.

Quando se escreve para veículos impressos, há tempo para refletir antes de aquilo que se disse ser publicado. Em um blog, não. E com a popularização da internet, às vezes o que se publica em um blog tem repercussão tão grande quanto o que se publica em um jornal.

Não é por outras razões que blogueiros estão sofrendo ameaças de processos judiciais. Há pouco tempo, o blogueiro Antonio Arles recebeu intimação extra-judicial do UOL por usar sua marca numa campanha que desencadeou pregando que assinaturas do portal fossem canceladas.

Agora, pelo Twitter, recebo informação de que outro blogueiro foi ameaçado. O blog Bodega Cultural recebeu o mesmo tipo de intimação dos advogados de um jornalista daquele mesmo UOL.

Decidi escrever este post não apenas em solidariedade, mas também por razões próprias, haja vista que sou blogueiro e também costumo escrever “a quente”. Todavia, por conta de que, devido à natureza de minha profissão, tenho noções jurídicas, costumo me preservar fazendo críticas mais pesadas de forma um pouco mais refletida.

Apesar da audiência deste blog, nunca fui incomodado porque sempre me cerco de alguns cuidados, mas com o aumento da audiência dos blogs essa estratégia pode não funcionar, pois críticas mais incisivas que faço, que em situação normal seriam desprezadas, podem começar a ser levadas a ferro e fogo pelos criticados.

Sugiro, pois, à blogosfera que postagens mais duras sejam melhor analisadas a fim de nós, blogueiros progressistas, não darmos à direita midiática o presente de poder nos processar. A mesma crítica que é feita com insultos pode ser feita de forma até mais eficaz se priorizarmos os argumentos.

Alguns blogueiros estão sugerindo que outros blogueiros façam a mesma coisa que fizeram os blogs do Arles e o Bodega Cultural. É bobagem. Um UOL é poderoso e tem um batalhão de advogados. Não teria dificuldade em processar dez, vinte blogs. Além do que, a blogosfera não é tão unida quanto o PIG.

Ao escrever “a quente”, a contrariedade leva a usar palavras que poderiam ser substituídas por outras que teriam talvez até mais efeito e não nos exporiam. Mesmo que um blogueiro, como os que citei, não tenham muito que ser tirado deles – e essa é a minha situação também –, um processo causa muitos outros problemas.

Esta é uma reflexão importante que todos temos que fazer. O poder traz responsabilidades. Os blogueiros com maior audiência acabam tendo uma dose de poder à qual, por em geral sermos pessoas comuns, não estamos acostumados.

Fica o alerta.

Fonte: Blog Cidadania.com

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são moderados. Os que contenham ofensas ou que não tenham relação com a postagem poderão ser excluídos.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO