terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Deputado do PT: "PMDB é insaciável, faz exigências absurdas"



Eliano Jorge


Mais do que os aliados que permitem a governança, são fundamentais os correligionários que se opõem aos abusos dos adesistas, acredita o deputado federal Domingos Dutra, do PT maranhense.

Ao bradar contra o que considera um apoio nocivo, Dutra sente-se contribuindo para preservar a administração nacional petista, mesmo que provoque rachas e mantenha conflitos regionais.

- No fundo, o presidente Lula sabe que a gente está ajudando. Porque, se a gente não estiver pressionando, denunciando, eles matam o governo, é muita pressão desse pessoal quando se junta: Sarney, Collor, Jader Barbalho, Renan Calheiros... - declarou a Terra Magazine.

Dutra recusou-se a participar da comitiva presidencial e lamentou que o presidente Lula compartilhasse o palanque com o grupo político do senador José Sarney, do PMDB, em São Luís, semana passada.

Na carta aberta ao presidente da República, o parlamentar qualificou Sarney como "objeto de escárnio da cidadania brasileira pelas revelações recentes de uma ínfima parte dos crimes praticados contra o erário público". Sobre o conjunto de aliados maranhenses de Lula, escreveu: "Há mais de 40 anos explora, maltrata e debocha do nosso povo", "implanta o terror no Estado".

Sua rivalidade local com os peemedebistas não lhe freia o ímpeto. "O PMDB historicamente nunca foi um partido. É uma confederação de grupos (...) que se digladiam. Eles não têm grandes conflitos sobre os objetivos finais, querem estar sempre mandando", atacou.

Para Dutra, foi calculada a recente declaração de Lula que desagradou ao PMDB sobre a chapa presidenciável. "Sarney está doido pra tirar o Edison Lobão da disputa do governo do Estado e colocá-lo numa pretensa lista de nomes pra vice. Acho que ele (o presidente) não fez uma declaração à toa", analisou o parlamentar maranhense.

Insatisfeito com o custo da aliança, Dutra queixa-se da contrapartida. "O PMDB tem hoje seis ministérios nas mãos, mais Correios, Funasa, ou seja, as exigências são cada vez mais absurdas".

E acrescentou: "No primeiro governo (Lula), era só um pedaço do PMDB. No segundo, agregou uma outra parte maior, mas por um preço alto. São R$ 400 bilhões que o PMDB administra no orçamento. O PT cedeu Câmara, cedeu a mesa da Câmara, mesa do Senado, o Sarney debochou do Lula, derrotando Tião Viana. Mas é um grupo insaciável".

Fonte: Terra Magazine

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são moderados. Os que contenham ofensas ou que não tenham relação com a postagem poderão ser excluídos.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO