terça-feira, 4 de maio de 2010

O PROGRESSO CHEGOU AO NORDESTE BRASILEIRO


Por Nélio Azevedo

Pasmem, o Nordeste agora faz parte do mundo econômico brasileiro como produtor e consumidor, quebrando um estigma que o acompanha há muito tempo.

Historicamente, o Brasil começou no Nordeste, as duas maiores Capitanias Hereditárias eram o que hoje é a Bahia e a de Itamaracá, onde é hoje o Estado de Pernambuco. Lá se desenvolveram as duas maiores formas de produção do Brasil Colônia, a cana-de-açúcar e o tabaco, vindo depois outros ciclos como o ciclo do gado e a produção de mandioca, que poucos sabem chegou a ser uma cultura que foi muito valorizada naqueles tempos. É que a farinha de mandioca e seus outros subprodutos, eram muito procurados pelos navios que aqui aportaram, eram produtos desidratados e duráveis.

O desmatamento em busca do valioso pau-de-tinta (pau-brasil) que deu nome a essa terra criou uma região árida e que no futuro próximo de 1500 foi ocupado pela cana-de-açúcar e num futuro distante, viria se tornar um sumidouro de verbas públicas e perpetuação do mando das oligarquias agrárias mais ferrenhas, que com sua visão de progresso só pra si, freou uma demanda que atingiu em cheio o que é hoje um mercado promissor com mais de 30 milhões de almas.

Os últimos investimentos dos governos federal e estaduais têm melhorado em muito a roda da fortuna naquela região. Só para dar um exemplo, vamos citar o aparelhamento dos portos de Pecém no Ceará e a construção e aparelhamento do porto de Suape em Pernambuco. Esses portos estão situados na ponta mais avançada do país em direção à Europa e o Oriente, estrategicamente mais perto e se tornou um fator de diminuição do valor do frete do transporte marítimo. Hoje o Brasil é um grande exportador de tudo que se pode imaginar e nosso cliente estão no além-mar.

Um dos reflexos desse progresso são os investimentos que as três maiores redes de supermercados, Walmart, Carrefour e Pão de Açúcar, estão fazendo no estado de Pernambuco, são mais de 100 milhões de reais com a geração de mais de mil empregos diretos e, além desses gigantes um forte vento de expansão atinge as redes regionais como a eletro Shopping, Supermercado Bonanza de rede Arco-Ìris. A construção de mais dois shoppings center na capital e um no agreste vem de encontro às necessidades de consumo. A economia do Estado de Pernambuco cresceu no ano passado 3,8%, acima da média nacional.

Somados a esse surto de progresso e bem-estar social, vemos a indústria do turismo fincar o pé com uma força muito grande na região. Só na região de Natal foram construídos 12 resorts e um número igual espalhador por todas as regiões metropolitanas, atraindo divisas e gerando empregos que provoca um fenômeno inédito na região, os filhos dos retirantes estão fazendo o caminho inverso e buscando oportunidades de emprego nos locais onde seus pais tiveram que abandonar por falta de oportunidades.

Com a construção da Refinaria Abreu e Lima, um investimento de 13 Bilhões de dólares, gerou 20 mil empregos na sua construção e empregará 1.500 pessoas quando entrar em operação em 2011 e a capacitação da mão de obra deverá investir algo em torno de R$16 milhões nas escolas da região.

O Brasil está sendo redescoberto a partir do Nordeste outra vez.

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são moderados. Os que contenham ofensas ou que não tenham relação com a postagem poderão ser excluídos.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO