sábado, 12 de junho de 2010

O QUE SERÁ QUE SERÁ?


Clique nas imagens para ampliar

Por Nélio Azevedo

Quando o PT chamou os dirigentes e militantes para opinar sobre os destinos do partido em Minas Gerais, eles compareceram, votaram e decidiram. Nós que pensávamos que tínhamos dois candidatos do próprio partido para disputar a eleição para o governo do estado, nos vemos agora sem nenhum.

Uma ordem vinda da cúpula da direção nacional do partido quer nos fazer engolir uma opção que não é a dos petistas históricos como Sandra Starling – para quem o PT morreu – e outras figuras de peso. É totalmente inaceitável essa opção de lançar o candidato Hélio Costa para atender alianças que garantiriam a continuidade de uma trama que não é bem aceita por todo mundo.

Fazer uma aliança onde o PT anda a reboque quando teria as rédeas nas mãos é repetir o erro que fez com que perdêssemos a prefeitura de Belo Horizonte quando tínhamos plenas condições de mantê-la por mais 4 ou 8 anos. Essa mesma ação que nos deixa a todos perplexos ao ver a executiva nacional do PT apoiar Roseana Sarney em detrimento da candidatura petista no Maranhão. O mesmo ocorre no Ceará, repetindo um grave erro do passado, quando o PT desprezou candidaturas petistas e agora apóia o governador Cid Gomes (PSB) em detrimento da candidatura de José Pimentel ((PT), por medo de que ele seja coptado pelo PSBD.

Esse namoro com Hélio Costa é antigo e nunca foi escondido, parece ser uma dívida de gratidão, impagável e que poderá fazer muito mal ao partido no estado e reforçaria o poder nas mãos de Anastásia.

O meu medo maior é de que ocorra outro episódio como o que envolveu o Roberto Jéferson; “diga-me com quem tu andas e te direi o que andas fazendo”!

O PMDB é um balaio de gatos que abriga figuras deploráveis como Newton Cardoso, Barbalhos e Sarney e outros políticos que são tudo que o PT sempre condenou; como se não bastasse essa invenção absurda de lançar o Temer como vice da Dilma, estou estranhando esse comportamento e tenho que concordar com alguns adversários históricos de que tudo se resume à busca de perpetuação no poder onde tudo vale e tudo pode. Não sou purista, mas acho que o PT tem ainda bons quadros e deve lançar mãos deles e não ficar leiloando cargos em troca de apoio político. O apoio popular que o partido tem, lhe garantiria uma confortável disputa para o governo do estado e para o senado e, não teríamos esse racha estabelecido que vai esgarçando o tecido do partido que levou 30 anos para chegar ao que chegou e num ato truculento jogar toda uma história de lutas na lata de lixo.

Às vezes fico pensando que eu não entendo nada de política, pelo simples fato de não conseguir me imaginar fazendo determinados papéis quando se trata de alianças e estratégias geopolíticas.
Meus princípios não me permitiriam comer no mesmo prato que os meus adversários comem; afinal de contas, a minha saudosa avó tinha toda razão quando afirmava que: “Quem se mistura com os porcos, acaba comendo farelo”.

O PT completa 30 anos e temos muito que comemorar as conquistas de ter chegado ao poder máximo no país aos 21 anos, mas, passamos por um momento muito delicado e corremos o risco de um racha que poderá custar mais 30 para cicatrizar as feridas que os conflitos dos interesses particulares tem provocado e nos faz esquecer os interesses maiores do bem comum.

Pt. Saudações!

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são moderados. Os que contenham ofensas ou que não tenham relação com a postagem poderão ser excluídos.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO