quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Eu Não Falei?

Por Nélio Azevedo

Há poucas semanas eu escrevi um texto sobre a vantagem da Dilma nas pesquisas e afirmei que uma das conseqüências disso seria o endurecimento dos ataques que o PSDB faria à candidata Dilma Russef.

É só uma repetição de outros fatos semelhantes que ocorreram em outras eleições passadas, vocês se lembram do seqüestro do Abílio Diniz? Como esse episódio foi explorado pela candidatura do Fernando Collor?

Essa história de que o PT tem ligações com as FARC é o exemplo da baixaria que sempre toma conta dos candidatos que lançam mãos de argumentos como estes para sair de situações desfavoráveis apontadas por pesquisas.

Geralmente o fazem por saber que não lhes acontecerá nada, passadas as eleições, ninguém se lembrará desses tristes episódios que povoam nossas eleições.

Infelizmente, não são somente os candidatos que abaixam o nível, alguns jornais e revistas usam todo tipo de coisa para enaltecer ou denegrir a imagem dos candidatos, alguns são da preferência dos periódicos, outros são persona non grata.

As coisas mais comuns que encontramos são fotografias coloridas de uns e em preto e branco de outros, o tamanho das fotos e a ordem de aparecimento delas nas páginas; as manchetes ou títulos das matérias, ora benéficas, ora maléficas.

Quando determinado candidato se encontra na frente nas pesquisas, se não for o candidato da preferência do editor, ele só falta dizer que o número maior vale menos do que os números menores, tamanho o descaramento dos artifícios que se usa para deturpar e desinformar ao leitor-eleitor.

 Não raro escutamos candidato atrás nas pesquisas afirmar que pesquisa não ganha eleição e que só acredita na pesquisa das urnas, pouco tempo depois, se ele melhora nas pesquisas, afirma categoricamente que as pesquisas apontam que estão no rumo certo, que a vitória lhe sorrirá.

Os nossos jornais e revistas deveriam ter um papel mais informativo perante a população, não essa mania de serem veículos de formação de opinião; sabem, com certeza, que o brasileiro tem preguiça de pensar e prefere pegar um prato mastigado de notícias e engolir sem questionar o que se lhes apresentam, tornando mais danosa a prática quando essa revista ou jornal representa o pensamento de uma determinada classe ou simplesmente a do dono do jornal.

Outra coisa que já está mais do que gasto é essa mania que alguns candidatos têm de repetir os passos de outros. Fulano de tal venceu a eleição porque comeu buchada de bode na feira de caruaru, seus seguidores todos repetem o ato numa repetição idiota, numa tentativa de ser popular e, os cafezinhos no Café Nice, o pedaço de abacaxi no Mercado Central, o almoço no Restaurante Popular e o cumprimento aos garis, serviçais de restaurantes, transeuntes e a beijação de crianças, uma prática que já está mais prá lá de ultrapassada; a população está querendo é outra coisa; está querendo é solução para os problemas de trânsito, de segurança, de falta de escolas, de trabalho e emprego, da falta de atendimento nos postos de saúde e outras coisas que fazem parte do dia-a-dia do brasileiro comum, que os nossos políticos não percebem ou já se esqueceram.

Vocês já repararam como menor de rua não dá mais votos? Não vejo ninguém se referir a esse problema, parece que não existem mais meninos de rua no Brasil.

Nessa semana a candidata Dilma aparece novamente na frente do Serra, podem esperar que irá chover baixaria na campanha, imaginem o que virá nos programas eleitorais; e, com a falta de dinheiro na campanha do Serra, (mais baixa 3,6 milhões) ele terá que sair para o ataque frontal e direto, expondo sua fraca defesa.

Eleitores, fiquem atentos aos programas, quando você vir um candidato que fala mais do seu adversário do que dele próprio, é porque não tem muito a dizer de si mesmo.   

1 comentários:

Anônimo,  3 de setembro de 2010 às 00:01  

Pois é,a tucanada DE-MO-RA mas não farta,agora em todas as eleições presidenciais é esta palhaçada,nem criatividade eles têm...Pior é que faz esta zoeirada toda,mas se for fundo na investigação da princesa,eu aposto que pegam coisas erradas......Princesa ou Condeça????Filha de Conde o que é?????Mas se for o príncipe das trevas é princesa mesmo!!!!!!!!kkkkkkkkkkkkkkkkk

Postar um comentário

Os comentários são moderados. Os que contenham ofensas ou que não tenham relação com a postagem poderão ser excluídos.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO