terça-feira, 9 de novembro de 2010

Um partido que desce pelo ralo

Por Nélio Azevedo

Quando o Presidente Lula disse que o Partido dos Democratas (DEM) deveria ser extirpado da política nacional, muita gente achou que ele pegou pesado, que teria sido truculento e coisa e tal.  Os eleitores parecem ter entendido e atendido ao pedido do presidente, se olhar o mapa do Brasil hoje, depois das eleições veremos que esse arremedo de partido conseguiu eleger somente dois governadores (Santa Catarina), numa competição caseira onde o vencedor, Raimundo Colombo, e a adversária mais próxima Ângela Amin, são farinha do mesmo saco e sempre foi reduto de alguns familiares do Esperidião e seus asseclas; já no Rio Grande do Norte onde a obscura candidatura de Rosalba Ciarlini levou a melhor.
Esse partido que tinha treze senadores, agora só tem seis representantes de Estados como Mato Grosso (Jaime Campos), Minas Gerais (Eliseu Resende), Goiás (Demóstenes Torres), Sergipe (Maria do Carmo Alves), Alagoas (Benedito de Lira) e, Tocantins (Kátia Abreu). Todos representantes das oligarquias agrárias e da UDR, que mandaram nesse país por muito tempo, que não percebendo o avanço do país rumo à Democracia, permaneceram na contramão da História e estão em rota de extinção. Em Minas Gerais, onde esse partido chegou a ter um número expressivo de prefeitos e vereadores, é o campeão de prefeitos cassados ou sob investigação, o escândalo envolvendo o governador Arruda/Roriz/Paulo Octávio, do Distrito Federal é só mais um; esse reincidente nas falcatruas arrastou com ele autoridades em todos os níveis para o xilindró.  Acabou sendo expulso do partido pelo birrento Rodrigo Maia.
Esse partido que vê sua bancada em todos os níveis encolher e desaparecer tinha 56 deputados federais, agora só tem 38, não apresenta candidato próprio a governador em vários estados, preferindo ser um apêndice do PSDB, nem apresenta candidato à presidente, andando sempre a reboque do PSDB. Só nos estados onde as atividades agrárias são o carro chefe da economia, baseando-se na presença dos grandes latifúndios e da monocultura para a exportação esse partido se apresenta ainda como força política, mas, já sente a presença de partidos de centro-esquerda tomar seu espaço à medida que a sociedade se organiza e se industrializa. O tripé latifúndio, monocultura e escravidão era o carro chefe do país na época da monarquia, hoje isso não tem lugar mais e, dizer que o pequeno produtor não compete com eles em termos de produtividade é uma falácia que não se suporta mais, sabe-se que a produção que garante o abastecimento interno de tudo que se consume no país é produzido pelos pequenos agricultores, pela agricultura familiar (algo em torno de 70% da produção), e essa maravilha toda da produção em grande escala se reduz à soja, gado e cana de açúcar, que têm como público consumidor o mercado externo.
Sua eterna luta pela posse da terra e os embates com organizações como o MST tem mostrado sua cara mais cruel, formando milícias armadas e, assassinando líderes camponeses. Em décadas do início do século passado esses grandes latifundiários invadiram terras devolutas no Pontal do Paranapanema e num processo contínuo que resultou na destruição de parques e reservas federais e estaduais, depois conseguiram legitimar a posse dessas terras, antes devolutas, através de benesses do governador Ademar de Barros, numa falcatrua que ficou conhecida como grilagem de terras, onde famílias eram expulsas ou mortas, a fauna e a flora destruídas e a terrível utilização até mesmo de desfolhante químico (Agente Laranja) fartamente usado pelos EUA no Vietnam.
Não podemos esquecer que esse partido tem se mostrado como principal aliado do PSDB de Serra, esse morto-vivo que arrasta consigo um fantasma maior ainda, o crédito de ter sido na sua versão original, -  ARENA – o partido político que deu sustentação à Ditadura Militar que permaneceu por mais de duas décadas na direção do país. Depois, se tornou PDS, que virou PFL e, hoje ironicamente se chamam Democratas, seria cômico se não fosse trágico.
Os eleitores reconhecem isso e as urnas mostram o quanto eles são importantes para a vida política do país, esse partido virou suco e desce agonizante pelo ralo da História.
   

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são moderados. Os que contenham ofensas ou que não tenham relação com a postagem poderão ser excluídos.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO