segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Contra o ateísmo militante

Texto enviado por Guilherme Torres ao Blog do Luís Nassif

Nassif,

Sendo ateu eu me envergonho dessa campanha. Ela é tão intolerante, ou quiçá ainda mais, que os fanatismos ou preconceitos religiosos que eles criticam. Essa campanha generaliza todos os crentes sob um mesmo rótulo e ofende várias religiões ao propor (quase explicitamente) que um crente não tem senso crítico, não se faz perguntas.


Essa campanha é de uma pequenez tamanha que eu sinceramente torço pra que nenhuma agência publicitária aceite a proposta. Esse ateísmo militante é tão triste quanto qualquer outro fanatismo. Todo fanatismo é fadado à intolerância, e o ateísmo militante proselitista não escapa disso.

Eu postei um comentário sobre aquela fala do Datena com preconceito contra os ateus aqui:http://blogln.ning.com/profiles/blogs/o-espirito-do-ateismo.

É a sugestão de leitura de um livro, O Espírito do Ateísmo, do filósofo francês André Comte-Sponville, em que ele faz uma defesa sincera, honesta e tolerante do ateísmo, onde seu principal argumento está na conclamação dos sentimentos e morais que nos unem todos (crentes e descrentes), não os que nos separam.

É evidente que os ateus sofrem preconceito, mas eu tenho certeza que é na mesma medida com que temos preconceitos contra os crentes. Por isso eu abomino esse tipo de campanha. Se ela ao menos ficasse apenas na luta contra o preconceito, mas não, os militantes proselitistas resolveram atacar também.

Enfim, acredito haver outras formas de luta contra qualquer preconceito, principalmente sem haver um preconceito recíproco.

Repito, sendo ateu, essa campanha me envergonha.

Saudações crentes e descrentes!

Fonte: Blog Luís Nassif Online

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são moderados. Os que contenham ofensas ou que não tenham relação com a postagem poderão ser excluídos.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO