sábado, 11 de dezembro de 2010

WikiLeaks: Vaticano impediu participação em investigação sobre abusos sexuais

O Vaticano impediu autoridades de testemunhar diante uma comissão na Irlanda que investigava abusos sexuais de crianças cometidos por padres e se irritou quando eles foram convocados por Roma, revelam mensagens vazadas pelo site WikiLeaks e publicadas pelo jornal "Guardian". Pedidos de informação sobre casos de pedofilia feitos pela chamada comissão Murphy em 2009 "ofenderam muitos" na cúpula da Igreja Católica, diz uma dos documentos.

Segundo um telegrama dos Estados Unidos, a Santa Sé entendeu que o governo irlandês "falhou em respeitar e proteger a soberania do Vaticano durante as investigações". Apesar da falta de cooperação da Igreja Católica, a comissão conseguiu concluir que bispos tentaram encobrir casos de pedofilia. O grupo também identificou 320 pessoas que denunciaram abusos por parte de religiosos entre 1975 e 2004 na Arquidiocese de Dublin.

EUA consideram Vaticano Estado fechado, provinciano e antiquado

Acompanhe a publicação de documentos no blog O Melhor do WikiLeaks

Um telegrama entitulado "Escândalo de abuso sexual estreme relações Vaticano-Irlanda, sacode Igreja irlandesa, e apresenta desafios para a Santa Sé" afirma que autoridades do Vaticano também acreditam que políticos da oposução estavam explorando a situação por meio de pressões para que o governo cobrasse respostas da Igreja.

O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Tarcisio Bertone, escreveu para a embaixada irlandesa dizendo que qualquer pedido relacionado à investigação deveria ser feito pelos canais diplomáticos.

Na mensagem publicada pelo "Guardian", o embaixador irlandês na Santa Sé, Noel Fahey, diz à diplomata americana Julieta Valls Noyes que os escândalos de pedofilia na Igreja eram a crise mais difícil que já havia enfrentado. O governo queria cooperar, mas políticos estavam relutantes, segundo ele.

O Papa Bento XVI publicou em março deste ano uma carta pedindo desculpas às vítimas.

Fonte: O Globo

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são moderados. Os que contenham ofensas ou que não tenham relação com a postagem poderão ser excluídos.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO