terça-feira, 25 de maio de 2010

QUEM É ELA?

Por Valfran dos Anjos

A cada passo, a cada estudo, aumentam as minhas convicções sobre a capacidade extraordinária das mulheres, não apenas por serem a arca fecunda da criação, mas por serem os grandes baluartes da salvação dos seres humanos, desde os primórdios.

Reporto-me a Sefra (ou Séfora) e Fua, duas humildes parteiras egípcias que ousaram descumprir as ordens do faraó (Êxodo 1, 17) e, assim, contribuíram para o nascimento de Moisés. Descumprir ordens do faraó, do rei, isso é subversão, diríamos nós!

A mãe de Moisés, a irmã de Moisés, a filha do faraó e suas servas, todas mulheres (Êxodo 2, 1-10), arquitetaram e salvaram Moisés das garras impiedosas do faraó. Graças, portanto, a essas mulheres maravilhosamente terroristas, tivemos Moisés, aquele mesmo que ficou face a face diante de Deus no monte Horeb e recebeu do Pai Eterno os Mandamentos e as leis que ainda hoje fecundam os nossos corações.

Podemos citar a Tamar, aquela mulher corajosa que, a pretexto de deixar descendência para o seu falecido marido, se fez prostituir com o sogro Judá, sujeitando-se a morte por apedrejamento (Gênesis 38,6-26).

E que dizer de Raab, a prostituta de Jericó? (Josué 2,1-21 e 6,17.22-23.25). Raab conspirou contra o rei de Jericó para salvar os espias enviados por Josué. Raab, a terrorista de Jericó!

E Rute, lembra-se? Ester? Noemi? Betsabeia, mãe de Salomão?

Não vou citar nem a Virgem Maria. Mas, lembro a Maria Madalena! Aquela açogueira que vendia a carne de seu próprio corpo...!

Mulheres....!

Faço referência a uma mulher que por certo o leitor não conheceu: Dona Iaiá.

Agora veja: No início da década de 70, enquanto eu estava morrendo de medo, sem entender nada sobre o golpe militar de 1964, uma jovem sonhadora partiu para a luta, para o enfrentamento, em busca de liberdade, de igualdade e de fraternidade. Lutou contra tanques de guerra, foi presa, ferida e trucidada.

Embora encarcerada, os seus sonhos não foram aprisionados. Essa jovem, o nome dela? DILMA!

Alguém pode até chamá-la de terrorista. E assim o fazem os golpistas, os militares da época, a burguesia (a burguesia fede, disse aquele cantor Cazuza), todos esses a chamam de terrorista!

Eu, chamo-a de GUERREIRA!

Enquanto eu estava escondido, morrendo de medo, ela estava lutando por mim, inclusive!

Hoje, essa mulher tem a possibilidade de ser a nossa Presidente.

EU VOTO NA DILMA!

Voto na Dilma porque conheço o trabalho de D. Iaiá! A maior terrorista que já existiu na face da terra, pois teve a ousadia de dar-me à luz!

Voto na Dilma porque conheço a intrepidez de Maria Madalena, de Raab, de Tamar!

Voto na Dilma porque conheço a luta pela vida das parteiras egípcias!

Voto na Dilma porque conheço o trabalho de D. Lindu (mãe de Lula)!

Voto na Dilma porque conheço o trabalho de D. Marisa (esposa de Lula)!

Voto na Dilma porque conheço o trabalho da Dilma!

Voto na Dilma porque conheço o trabalho de muitas mulheres anônimas que defendem uma sociedade justa, fraterna e igualitária!

Voto na Dilma porque LULA é DILMA!

Voto na Dilma porque DILMA é PT!

Enfim, voto na Dilma porque ... por várias outras razões que, se me fosse permitido alinhar, todas as páginas da web e todos os espaços cibernéticos seriam insuficientes!.


Fonte: Blog do Giba Filho

0 comentários:

Postar um comentário

Os comentários são moderados. Os que contenham ofensas ou que não tenham relação com a postagem poderão ser excluídos.

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO