Governo 'saboreia discretamente' escândalo do DEM, diz 'Le Monde'
Uma reportagem da edição desta sexta-feira do jornal francês Le Monde afirma que o governo "saboreia discretamente" o escândalo envolvendo o Democratas no Distrito Federal.
Em meio às acusações, diz o Le Monde, o governo "saboreia discretamente o escândalo" e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em sua viagem à Ucrânia e Alemanha, se mostrou "magnânimo" ao declarar que as fitas "não falam por si".
O artigo engrossa a cobertura do tema, que nesta sexta-feira ganhou mais visibilidade na imprensa estrangeira.
O britânico The Times ironiza a alegação do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda, de que R$ 50 mil pagos a ele em dinheiro vivo eram para comprar panetones para famílias carentes.
O jornal afirma que a explicação "causou risada".
"Mesmo brasileiros endurecidos pela corrupção ficaram chocados pelo espetáculo de seus líderes gananciosos", disse o diário britânico.
Na Espanha, o El País destacou as filmagens que mostram o deputado estadual Leonardo Prudente colocando maços de dinheiro nas meias e, em outra ocasião, rezando junto com o colega Júnior Brunelli ao receber dinheiro do ex-secretário de Assuntos Constitucionais do DF, Durval Barbosa.
O jornal espanhol batizou a ocasião de "oração dos corruptos" e disse que as imagens se assemelham a "cenas de filme".
"Um dia alguém vai fazer um filme sobre o escândalo", escreveu o correspondente do jornal no Rio de Janeiro.
Ele diz que apesar de a opinião pública "estar acostumada aos escândalos de corrupção entre os políticos", pelas imagens explícitas reveladas no caso, "desta vez o filme é para maiores de 18 anos".
BBC Brasil
0 comentários:
Postar um comentário
Os comentários são moderados. Os que contenham ofensas ou que não tenham relação com a postagem poderão ser excluídos.