Sem alarde, Lula deve manter Battisti no Brasil
De Chico de Gois
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está decidido a manter no Brasil o ativista italiano Cesare Battisti, cuja extradição foi decidida semana passada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), por cinco votos a quatro. O Supremo, no entanto, decidiu depois que caberá a Lula a palavra final sobre o assunto.
O desafio para o presidente, agora, é encontrar um dispositivo legal que permita a permanência de Battisti. A condição de refugiado político está praticamente descartada. A ideia é esperar a polêmica esfriar e anunciar a decisão por meio do Diário Oficial da União, sem alarde.
Na viagem que fez a Roma, semana passada, Lula conversou com o primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi. Ouviu dele, de acordo com membros da comitiva brasileira que acompanharam o presidente, que a amizade entre os dois países continuará a mesma, quer Battisti seja extraditado ou permaneça no país. Na avaliação da comitiva brasileira, o impasse maior está entre as esquerdas italianas que, segundo esses interlocutores, teriam "contas" a acertar com Battisti.
Lula aproveitou a viagem para conversar com o ex-chanceler italiano Massimo D’Alema. Ouviu dele, ainda de acordo com interlocutores, que as esquerdas não queriam que Battisti ganhasse a condição de perseguido político. Um dos membros da comitiva de Lula chegou a falar duro com D’Alema e afirmou que, se alguma coisa acontecesse com Battisti, os esquerdistas poderiam ser considerados os responsáveis.
Lula está disposto a jogar água fria na discussão. Nesse sentido, vai conversar hoje com o ministro da Justiça, Tarso Genro, que tem aumentado a temperatura da discussão. Lula não está nada satisfeito com o jeito com que Tarso tem conduzido a questão.
Acha que as declarações do ministro só contribuem para acirrar os ânimos. Semana passada, Tarso chegou a afirmar que, embora a Itália não seja nazista nem fascista, ele enxergava um crescimento preocupante do fascismo em parte da população italiana. Leia mais em O Globo
Fonte: Blog do Noblat, com informações de O Globo
0 comentários:
Postar um comentário
Os comentários são moderados. Os que contenham ofensas ou que não tenham relação com a postagem poderão ser excluídos.